Pr. Domingos Machado
02/08/2023
Vivemos em uma guerra espiritual. E nossa luta, como nos dizem as Escrituras, “não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6:11,12). A todo instante, o inimigo de nossas almas tenta nos abater, destruir nossa vida espiritual e nos afastar de Deus, pois ele veio somente para roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Como filhos amados e eleitos de Deus, não precisamos temer o mal, pois sabemos que aquele que está conosco é infinitamente maior do que aquele que está no mundo e todo aquele que é nascido de Deus o maligno não apenas não lhe toca, como também já o vencemos com Cristo na cruz do Calvário.
Entretanto, isso não significa que devemos viver distraidamente como aqueles que ignoram essa guerra espiritual. Pelo contrário, as mesmas Escrituras que nos dão absoluta segurança de que em Cristo somos mais que vencedores também nos advertem e nos admoestam a vigiar para não darmos lugar ao maligno. O apóstolo Pedro escreveu: “Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos” (1 Pd 5.8). O apóstolo nos exorta aqui a estarmos sempre alertas e vigilantes porque o diabo nos ciranda procurando uma oportunidade para nos atacar. O apóstolo também nos exorta a resistir-lhe, permanecendo firmes na fé.
Mas como resistir a esses ataques cruéis e covardes? O apóstolo Paulo nos revela o segredo: “Revestindo-se de toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Ef. 6.11). Aqui somos exortados a cobrir nosso corpo, mente, alma e coração com a armadura que o Espírito Santo de Deus nos proporciona: o cinto da verdade, a couraça da justiça, o sapato da prontidão do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Essa poderosa armadura é completa e eficaz. Acompanhada sempre de oração e intimidade com Deus, é impenetrável, e nenhuma flecha incendiária do inimigo poderá atingir nossa alma.
Assim, protegidos pela poderosa mão de Deus de onde ninguém pode nos arrebatar, atentos e vigilantes, e revestidos com toda essa armadura que Deus nos dá, estamos totalmente seguros de que nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor; e de que seremos sempre mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Por isso, meu amado irmão, revista-se de toda a armadura de Deus, pois a vitória já é sua em nome de Jesus.
Com afetos pastorais,
Pr Domingos Machado
Veja Mais
Comentários