Home Nossa história
Queremos iniciar esse memorial recordando o que diz o Salmos 126:3: “Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres”. Sim, de fato, grandes coisas tem feito o Senhor por nós através da nossa amada IBBV.
O dia 25 de setembro é um dia singular e memorável, pois é o dia no qual nossa igreja completa aniversário, que no ano em curso já será 41 anos de existência nesta cidade. Por isso realmente estamos muito alegres e gratos ao Senhor, pois ela tem sido uma benção de Deus não apenas para as famílias que dela são parte, como também e, sobretudo, para a comunidade do Bela Vista e para toda a cidade de Teresina. É uma grande honra e alegria ser membro desta amada igreja.
A IBBV teve um começo muito humilde, pois, como nos ensina Jesus em Mateus 13:31, o reino de Deus é como uma pequena semente lançada no solo, mas quando cresce, se torna a maior de todas as árvores. Assim foi nosso começo. Surgiu debaixo de uma árvore na casa de uma irmã, aqui no recém inaugurado Bela Vista e é fruto do trabalho missionário da Igreja Batista da Redenção que, em 1978, sob o comando do saudoso pastor José Rocha (in memoriam), deu início à frente missionária.
No início do trabalho, o bairro Bela Vista era novo, quase desabitado. Logo, não havia igreja de nenhuma denominação. O pastor José Rocha, sentindo em seu coração a carência do Evangelho de Cristo neste bairro, decidiu fundar debaixo de uma árvore um ponto de pregação da palavra de Deus. A proposta é aceita por outros irmãos da igreja da Redenção, residentes aqui que passam a ajudá-lo na empreitada missionária. “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm 10:15).
Em meio a muitas dificuldades, o pequeno grupo de irmãos se reunia ao ar livre, debaixo de uma faveira localizada na atual praça central do bairro para adorar a Deus e pregar o evangelho aos moradores e transeuntes interessados em ouvir a palavra de Deus. Depois de algum tempo, o grupo foi acolhido na casa de uma moradora da comunidade, a senhora Idalina que, embora não fosse crente ainda, sentiu o desejo de acolher os irmãos, permitindo que a pequena frente missionária continuasse seus trabalhos em seu lar. Pouco tempo depois, ela mesma recebeu a Cristo como seu Senhor e Salvador, tornando-se um dos primeiros frutos desse trabalho.
Seguindo a ordem do mestre de fazer discípulos, o pequeno grupo acreditou que Deus tinha muita gente para ser salva neste bairro, e no final da década de 1970 continuou, fervorosamente, a pregação da palavra de Deus através da evangelização de casa em casa, da Escola Bíblica de férias, dos cultos ao ar livre e das reuniões na casa de dona Idalina. E assim o trabalho foi se consolidando e se tornando a Congregação Batista no Bela Vista, que já contava com um número considerável de membros firmes na palavra de Deus e atuantes na missão de fazer novos discípulos de Jesus.
Desse modo, em sessão regular da então Congregação Batista do Bela Vista, em 11 de julho de 1982, sob a presidência do pastor José Rocha, o membro irmão Manoel Lúcio Nunes, propõe que a Congregação solicitasse à igreja mãe desse trabalho sua organização em Igreja. A proposta do irmão foi apoiada por unanimidade. Feita a solicitação, em 25 de setembro de 1982, foi organizado o concilio composto pelos seguintes membro: Pr. José Rocha, Pr. Gilvan Barbosa Sobrinho, Pr. Emenésio Lima Souto, Pr. Samuel Willams Carmack, Diácono Hildo Pereira Leite, Pr. Raimundo Goodgloves Costa, e Pr. Romildo Sampaio Pimentel. Depois de aprovada, a congregação foi organizada em igreja, passando a ser denominada IGREJA BATISTA NO BELA VISTA, e tendo como membros fundadores o seguintes irmãos: Zilda de Abreu Ribeiro, Raimunda Pereira da Costa e Silva, Maria Nazareth Silva, Maria do Carmo Façanha da Silva, Edileuza da Silva Nunes, João Barbosa Lima, Benedito Nogueira Passos, Zedival de Abreu Ribeiro, Maria das Dores Nogueira, Marta de Abreu Ribeiro, Manoel Lúcio Nunes, Júlio Lopes de Sousa, Verônica Ferreira Lopes, Teresinha Gonçalves Amorim, Jonas Bispo de Abreu Filho, Veraneide Alves Leal Soares, Francisca Santana Silva, Maria Oceanina da Silva e Maria Luiza de Alencar.
No mesmo dia, dentre esses membros fundadores, também foi eleita a primeira diretoria estatutária da novel igreja, que ficou assim constituída: Moderador - Manoel Lúcio Nunes; Vice moderador - João Barbosa Lima; 1ª secretária - Zilda de Abreu Ribeiro; 2ª secretária - Maria Oceanira da Silva; 1ª Tesoureira - Raimunda Costa e Silva; 2ª Tesoureira - Maria Nazareth Silva.
Que Deus seja glorificado pelas vidas desses amados e consagrados irmãos, pelo pioneirismo de sua fé que sedimentou o que a igreja é hoje, uma comunidade firmada na palavra, relevante e sinalizadora do Reino de Deus no mundo.
Nessas quatro décadas de existência, a IBBV teve oito pastores, sendo dois deles interino. 1º Isaias Lopes Pinheiro, 2º Luis Damasceno Soares, 3º Francisco de Assis Fernandes (interino) 4º José Gonçalves, 5º Edgar Gabriel de Sousa Leite, 6º Johnson Andrade, 7º Abílio dos Reis (interino) e o atual titular, Pr Domingos de Sousa Machado e sua família, que há dezenove anos tem servido abnegadamente a igreja do Senhor, desenvolvendo um prolífico e abençoador ministério na IBBV. Louvamos muito a Deus pela vida de nosso pastor. Lembramos também que, nestes três últimos anos, atuaram como pastores auxiliares os pastores Manoel Cardoso (in memoriam), Edson de Sousa Silva e Franciel Nunes da Silva.
Hoje a IBBV é uma igreja consolidada e uma referência como igreja firmada na palavra de Jesus e comprometida com a missão de fazer discípulos não apenas para o bairro e para zona sul da cidade, como também para toda Teresina e estado do Piauí. Fruto de sua visão missionária, a IBBV organizou a Primeira Igreja Batista no Lourival Parente, e plantou duas novas congregações: a congregação Batista Monte Moriá no Bairro Santo Antônio e a Congregação Batista em São João da Fronteira (PI).
Organizada com dezenove membros, a IBBV conta atualmente com cerca de 320 pessoas, entre membros e congregados, incluindo a sede e suas duas congregações. Não podemos esquecer o grande número de jovens vocacionados que saíram do seio da igreja para serem bençãos no Reino de Deus: pastores, missionários, musicistas, e educadoras religiosas, líderes do povo de Deus que estão hoje atuando em outras igrejas e em outros Estados.
Tudo isso nos traz à memória o inspirador hino 329 do Cantor Cristão. “Conta as bênçãos contas quantas são, recebida da Divina mão, uma a uma, há de ver surpreso quanto Deus já fez!” Sim, quantas coisas Deus já fez! E ainda fará muito mais nesta igreja e, por meio dela, no mundo para sua glória e louvor.
Encerro com as palavras do Salmos 116:12-14: “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo”.
Em Cristo,
Maria do Desterro Melo Soares
Membro há 35 anos e ex-presidente da IBBV