Pr. Domingos Machado
23/06/2023
“Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”. (Lc 9.26)
Jesus nos convida para sermos seus discípulos. E é um grande privilégio andarmos com nosso mestre amado e aprendermos sobre ele, dele e com ele. Mas ele impõe condições: uma delas é não olharmos para trás. Ele disse: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”. Usando aqui o pano de fundo da agricultura da época, quando o lavrador arava o solo com uma canga de animais e precisava manter seus olhos focados no percurso a ser seguido à medida que tangia os bois, sob pena de terminar fazendo vergões tortuosos no solo, o mestre nos ensina que, para sermos seus discípulos, temos que evitar olhar para trás. Mas o que isso significa? Quando o agricultor olhava para trás, deixava atrás de si fissuras sinuosas no chão que não serviam para o plantio desejado.
Assim também é o crente, se viver olhando para trás, sua vida cristã se torna improdutiva e fracassada. Por isso seu olhar é sempre para frente, para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Fp 3:14). Todos que têm o olhar voltado para trás, como a esposa de Ló, mantém seu coração aprisionado no passado, neste mundo e seus prazeres. João escreveu: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 Jo 2:15). O discípulo de Jesus não tem laços com o mundo ou com seu passado de erros, seu olhar está mirado no futuro, na glória por vir, ele é cidadão do céu, uma nova criatura. Seus pensamentos estão voltados para as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus (Cl 3:1). Para onde você olha agora, amigo leitor? Para frente ou para trás? Quem olha para trás tem um coração dividido entre Jesus e o mundo. E como comenta J. Ryle, o famoso pastor de Liverpool, “Jesus não compartilha seu trono com ninguém, nem mesmo com nossos parentes mais queridos. Ou ele tem todo o nosso coração ou nada. Se desejamos ir ao céu, ainda é necessário que tomemos uma decisão completa, inflexível e de todo o coração. Esse tipo de determinação deve ser nosso único alvo".
A caminhada está difícil para você, amado irmão? Então saiba que você não está só. Andar com Jesus não é fácil, tem seu custo. Mas não somos nós que o pagamos. Já foi pago na cruz do Calvário. Somos suas ovelhas compradas por preço e ninguém poderá nos arrebatar de suas mãos. Por isso, o mesmo Deus que começou boa obra em você, há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6). Estou absolutamente certo disso. Mas no caminho precisamos, na dependência e no poder do Espírito Santo de Deus, vencer todos os dias a tentação de olhar para trás e manter nosso coração no passado. Não olhe para trás. Siga em frente. Que o Senhor te abençoe em nome de Jesus.
Com afetos pastorais,
Pr Domingos Machado
Veja Mais
Comentários