Pr. Domingos Machado
19/06/2023
“Não desanime, nem tenha medo, pois o SENHOR, meu Deus, estará com você. Ele não o abandonará, mas ficará com você”(1 Crônicas 28:20).
Não desanime! Essas foram as palavras ditas por Davi a seu amado filho Salomão quando lhe passava o cetro e também lhe dava a mais importante missão de sua vida: construir o glorioso templo do Senhor em Jerusalém. Salomão era jovem e inexperiente, e era natural que se sentisse despreparado para tal missão. Não é assim que acontece conosco? Todas as vezes que nos achamos diante de coisas que não conhecemos, não tendemos ao medo e ao desânimo? Essa é a razão por que o rei o encoraja: “Não desanime, nem tenha medo, pois o SENHOR, meu Deus, estará com você. Ele não o abandonará, mas ficará com você” (1 Cr 28:20).
Talvez você, amado irmão, esteja agora mesmo se sentido afugentado e desanimado por causa dos problemas que você está enfrentando. Talvez seja algo diferente, ou é uma situação já conhecida, mas sobre a qual você não tem controle. Talvez se sinta abatido ou desanimado por não saber como enfrentar. O desânimo é esse estado de alma caracterizado pelo abatimento e falta de forças para prosseguir. Em qualquer área de nossa vida, o desânimo é muito perigoso, pois nos faz estagnar na vida e nos leva ao fracasso. Além disso, ficar desanimado por muito tempo pode nos levar à ansiedade ou à depressão.
Em nossa caminhada cristã, o desânimo espiritual nos impede de ser o que Deus quer que sejamos, instala a dúvida em nosso coração, maximiza nossos problemas, destroça nossos sonhos, obscurece nossa visão e principalmente, atrofia a nossa fé. Ele é uma arma poderosa que o diabo tem usado para fazer com muitos cristãos se afastem de Deus e outros vivam uma vida sem propósitos, sem alegria e sem esperança.
O apóstolo Paulo, mesmo vivendo as maiores adversidades de sua vida, pôde dizer: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados” (2 Cor 4:8). Essas expressões “atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados” são paradoxos antitéticos típicos da argumentação paulina que ressaltam o contraste entre a natureza humana e a graça de Deus, e revelam o segredo de sua resistência ao abatimento: sua robusta esperança no amor de Deus em Cristo Jesus.
Querido irmão, anime-se! O Senhor é contigo. Não se deixe amedrontar pelas adversidades. Você não está sozinho. O amado da tua alma está ao teu lado como a sombra ao meio-dia e Ele mesmo te sustenta e te conduz, pois prometeu: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Is 41:10). Levanta a cabeça, olhe para a cruz e veja que, em Cristo, já te foram dadas, de graça, todas as coisas (Rm 8:32). Portanto, não tema e não desanime. E tenha uma abençoada semana sob a poderosa mão de Deus.
Com afetos pastorais,
Pr Domingos Machado
Veja Mais
Comentários