Pr. Domingos Machado
06/06/2023
“…porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. (Mt 6:21)
Não há nada que defina mais a vida de uma pessoa do que aquilo que ela mais valoriza e ama. Jesus ensinou claramente este princípio quando disse: onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. O que ele quis dizer com isso?
Lembremos que no contexto dessa passagem, ele está no sermão do Monte advertindo a seus discípulos sobre o perigo de se afeiçoar às riquezas e terminar amando-as mais do que a Deus. Exortava-lhes a não andarem ansiosos pelo suprimento de suas necessidades básicas e nem se preocuparem em ajuntar tesouros na terra, onde a ferrugem corrói e os ladrões escavam e roubam. Um pouco mais adiante, na famosa parábola do semeador ele diz que a semente lançada entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas a sufocam, fincando infrutífera (Mt 13:22). Todas essas orientações deixam ver a preocupação de Jesus com o perigo que as riquezas representam para seus discípulos, pois em busca de segurança na terra, muitos podem perder o céu.
Que tragédia é ver que tudo que muitas pessoas desejam nesta vida está restrito a este mundo! Seu coração está nas paixões carnais, seus sonhos são ambiciosos e egoístas, sua obstinação é pelos sucesso, e toda sua força e energia estão voltadas para a busca de encontrar as riquezas deste mundo. Em outras palavras, para tais pessoas, as riquezas materiais são seu verdadeiro tesouro, no qual acorrentaram seu coração vazio.
Qual é o seu maior tesouro, meu amado irmão? O que você mais ama nesta vida? É seu emprego? Sua família? O sucesso profissional? Os bens materiais? Onde está o seu coração? Espero que nosso coração esteja no verdadeiro tesouro: Cristo. E que como Paulo possamos dizer: “mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor”(Fp 3:8). Que assim seja.
Pr Domingos Machado
Veja Mais
Comentários