O QUE É O AMOR?

Home Pastorais O QUE É O AMOR?

Pr. Domingos Machado

23/05/2023


Nestes dias marcados pelo profundo individualismo, parece-nos que o vocábulo amor tem se tornado uma palavra um tanto ambígua. É comum chamarmos amor qualquer sentimento frívolo como a paixão egoísta. O apóstolo João nos diz que a definição suprema de amor é entrega, sacrifício, doação. E ao pensar nisso sua mente está presa ao exemplo supremo de Jesus - “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós” (1 Jo 3:16a). Sabemos o que é amar de verdade porque Cristo nos deu sua própria vida.

Essa definição-símbolo de amor produz em nós uma sensação dupla de conforto e constrangimento. Sentimo-nos maravilhosamente confortados ao saber que Deus nos ama, que Jesus deu sua vida perfeita por pessoas imperfeitas como nós, e que, apesar de não sermos dignos de nenhuma gota de seu precioso sangue derramado na cruz, “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8). Isso faz de você a criatura mais amada de todo o universo.

Por outro lado, o fato de termos sido amados tão generosamente e sabermos o que é o amor nos constrange a amar da forma como por Deus fomos amados, pois, logo em seguida, João conclui: “por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos” (1 Jo 3:16b). Isso não significa uma entrega literal de nossa vida pelo próximo, como Jesus o fez, mas nos chama a expressar o amor de Deus através da doação e partilha. Doar perdão, partilhar a compaixão, a empatia, a misericórdia, compartilhar o que temos com os que têm menos que nós. Isso é amor. Amor é partilha, doação. O resto é palavra vazia, discurso sem vida, vida sem ação.

No senso comum, o oposto do amor é o ódio, mas na verdade o oposto do amor é a indiferença. É o não amar. Não é preciso odiar para não amar, basta não fazer nada por aqueles que dizemos que amamos para lhe negarmos com as ações o que nossas palavras em vão professam. Isso é constrangedor porque nessa matéria todos nós somos deficientes. Nosso coração egoísta tem dificuldades de assimilar que o amor não é mero sentimento, amor é doação e partilha. Rogo a Deus para que o Espírito Santo nos ensine todos os dias, na prática, que amor é doação. E que Deus nos abençoe em nome de Jesus!

Pr Domingos Machado

 

 

 

 

 

 

Veja Mais

Comentários

Entre em contato ou
siga-nos em nossas redes