Pr. Domingos Machado
08/04/2023
Parece que o mundo pagão se especializou em transformar festas cristãs em meras datas comemorativas e grandes oportunidades para obter lucros pecuniários. Tem sido assim ao longo dos séculos com o Natal e com a páscoa. Parece que sua estratégia é sempre a mesma: esvaziar completamente o sentido original e implantar um sentido pagão e comercial. Dessa forma são criados novos símbolos aos quais se atribui determinados valores que essas festas realmente não possuem. Isso explica a presença de elementos simbólicos do paganismo na páscoa como o coelho e os ovos de páscoa etc. O que eles têm a ver com a páscoa em sua origem? Absolutamente nada.
Mas o que é a páscoa? O que ela realmente significa na Bíblia e o que representa para nós cristãos? A palavra hebraica para páscoa é Pessach. De acordo com a Bíblica a páscoa é uma festa religiosa em que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito, conforme relatado em Êxodo 12.1-20. Era celebrada no dia 14 de mês de NISÃ (mais ou menos 1 de abril).
Porém, nós os cristãos não celebramos a páscoa judaica, isto é, a libertação de Israel do Egito, mas a páscoa cristã, isto é, a libertação do povo de Deus do cativeiro das trevas do pecado mediante o sacrifício do cordeiro de Deus, Jesus Cristo. Em 1 Coríntios 5:7 o apóstolo Paulo chama Cristo de o cordeiro pascal que deu sua vida para salvar todos aqueles que creem em seu nome: “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado”.
Consequentemente, a páscoa cristã nada tem a ver com a páscoa judaica nem com a pagã. Ela representa nossa libertação do poderio das trevas e nossa liberdade no reino de Deus. Por isso, celebremos essa bela festa olhando para o nosso cordeiro – Jesus Cristo, e lembrando-nos de seu sacrifício na cruz. Precisamos viver à luz do que Ele fez por nós, isto é, “lançando fora” tudo o que não agrada a Deus. Creio que o verdadeiro cristão não pensa em Jesus apenas na “semana santa”, pelo contrário, sua experiência de fé no cordeiro de Deus é algo que acontece todos os dias, o ano todo, todos os anos. Pensemos nisso!
Pr Domingos Machado
Veja Mais
Comentários