Pr. Domingos Machado
29/03/2023
“Assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei” (Isaías 55:11)
Tudo que Deus diz por meio de sua palavra é a verdade. Tudo que Ele promete em sua palavra Ele cumpre. E tudo que Ele deseja fazer por meio dela, Ele faz. Toda vez que a Bíblia fala, Deus fala e ela não volta vazia, sempre cumpre os propósitos para os quais Deus a designou. Assim, nem homens, nem os anjos, nem o mundo e nem mesmo o diabo pode impedir o agir de Deus através de Sua palavra, pois está escrito: “agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43:13).
Li algures uma história real muito interessante que ilustra bem essa verdade bíblica. Deram uma Bíblia a um enfermo no hospital americano da Turquia. Este, ao ter alta, levou o livro para sua casa na vila de seu nascimento, na Armênia. Um eclesiástico armênio, vendo a Bíblia, arrebatou-a de sua mão e rasgou-a, atirando as folhas pela rua. Ficou assim a Bíblia espalhada pelo chão. Um vendedor passando e vendo as folhas, ajuntou-as e levou pare sua mercearia para servir de papel de embrulho. E foi com elas embrulhando as coisas: uma vela, um pedaço de queijo, azeitonas etc. Os fregueses levavam assim suas compras nas folhas em que a Palavra de Deus estava impressa. Deste modo singular a Bíblia foi espalhada por toda a vila. Não tardou que os fregueses perguntassem se havia mais daquelas folhas, porque eles as tinham lido e queriam saber mais acerca daquele livro. Mas o dono da Mercearia, que nada sabia da Bíblia, não podia ajudá-los. Entretanto, as folhas preciosas foram guardadas com cuidado e lidas muitas vezes. Certo dia, um missionário colportor, percorrendo as províncias da Turquia, chegou a essa vila obscura. Foi grande a sua admiração. Cerca de cem pessoas vieram à sua presença pedindo a Bíblia ou partes dela.
A “Bíblia Espalhada” havia proclamado a sua própria mensagem de luz e de vida, e provara que a Palavra de Deus não torna para Ele vazia. Ela é preciosa e por si mesma germina nos corações sinceros e carentes do Amor Divino. Não importa o rumo que nossa vida tem tomado, mas importa a direção que ela pode ir, se Deus a conduzir por Sua palavra. Pensemos nisto e leiamos a palavra de Deus, porque ela ainda é a espada de dois gumes que penetra em nossa alma e consegue discernir até as intenções do coração.
Não é sem razão Lutero, o grande reformador dizia: fiz uma aliança com Deus - que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir.
A palavra de Deus é suficiente e fidedigna, creia nela, estude-a, guie sua vida por ela, e enriqueça sua caminhada espiritual com esse inestimável tesouro celestial.
Pr. Domingos Machado
Veja Mais
Comentários