Pr. Domingos Machado
28/03/2023
“Todos os seres humanos são como a erva do campo, e a grandeza deles é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. (1 Pedro 1:25)
Neste mês de Abril enfatizamos no calendário litúrgico da IBBV a leitura e o estudo da Bíblica Sagrada. Não que não fazemos isso no restante do ano, pelo contrário, todos os dias encorajamos o povo de Deus a alimentar sua alma com as palavras de santo livro que dão sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Contudo, é neste mês que promovemos uma grande campanha ressaltando a suma importância deste livro para a espiritualidade cristã. Mas será que ainda devemos crer na Bíblia? Esse velho livro de cerca de 3500 anos ainda é digno de confiança? Por que cremos na Bíblia?
Primeiramente porque ela é um livro inspirado por Deus. Como diz Paulo a Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (Tm 3:16). A palavra grega utilizada pelo apóstolo, theopneustos, quer dizer literalmente, “soprada por Deus”; isto é, apesar de ter se servido de mais de 40 autores para escrever esse livro, Deus é seu verdadeiro autor, pois sua produção ocorreu sob a supervisão e superintendência divina. Consequentemente, quando a Bíblia fala, Deus fala, e nós devemos crer.
Em segundo lugar, cremos na Bíblia porque ela descortina para nós o plano de redenção. Em suas páginas podemos ler o que Deus fez por meio de Cristo Jesus a fim de nos libertar do império das trevas e nos transportar para o reino do filho de seu amor (Cl 1:13). Estávamos perdidos e desgarrados como ovelhas; e cada um se desviava pelo caminho, mas “Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5:8). A Bíblia revela o incomensurável amor de Deus por mim e o sacrifício que pagou para levar a cabo seu plano de redenção.
Em último lugar, creio na Bíblia porque ela continua sendo um atual e poderoso instrumento de transformação humana. Alguém já disse que há três tipos de livros no mundo: aqueles que nos informam, aqueles que nos reformam, e aquele que nos transformam - a Bíblia sagrada. Por ser um livro inspirado, inerrante e infalível, sua mensagem é sempre muito atual. A literatura meramente humana é refém do tempo e da história, por essa razão sua mensagem fica rapidamente ultrapassada. Mas a Bíblia continua relevante e transformando a vida de seus leitores do mesmo modo como o fez no passado. Ninguém pode se aproximar das páginas desse livro e ficar imune à sua influência. Como dizia um evangelista americano, “ou a Bíblia nos afasta do pecado, ou o pecado nos afastará da Bíblia”; pois é certo que, quando a lemos, Deus está tratando conosco para nos abençoar e nos transformar à imagem e semelhança de seu filho Jesus.Por essas e outras razões, cremos e o convidamos a também crer na Palavra revelada e inspirada de Deus, a Bíblia sagrada, cuja mensagem “permanece para sempre”.
Pr. Domingos Machado
Veja Mais
Comentários