BENÇÃOS E CONDIÇÕES

Home Pastorais BENÇÃOS E CONDIÇÕES

Pr. Domingos Machado

28/03/2023


"Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel". (Josué 1:2)

Moisés, o grande líder e legislador de Israel, estava morto. Um povo numeroso e de dura cerviz precisava de um novo líder. Deus vai em busca desse homem. Ele já havia decidido - escolheria Josué, filho de Num, jovem forte e corajoso, para guiar seu povo em direção à terra prometida. Josué capítulo 1 narra o momento quando o Senhor passa o bastão a Josué. Isso nos ensina uma preciosa lição: é Deus quem escolhe os líderes de seu povo, ninguém deve oferecer-se para tal, é Ele quem toma a iniciativa.

A despeito de todas as fraquezas de Moisés, Deus estivera satisfeito com sua liderança, mas agora Josué precisava começar a escrever sua história como líder do povo de Israel. Uma história de sucesso ou de fracasso, isso dependeria do cumprimento das condições que o Senhor lhe estava estabelecendo. O Eterno estava prometendo que, assim como fora com Moisés, seria também com ele. Ele promete bênçãos, mas estabelece condições. Mas que condições foram essas? Vejamos algumas:

A primeira condição: guardar a palavra de Deus.Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Js 1:7). Se quisesse obter êxito, o novo líder de Israel precisaria guardar, observar e cumprir a palavra do Senhor. Essa é uma condição sine qua non para se obter uma vida abençoada. Josué precisava saber que Deus não abençoa filhos rebeldes, se quisermos sucesso em tudo que fazemos precisamos levar a sério o que nos diz sua palavra.

A segunda condição: não transigir com a palavra de Deus. “...dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Js 1:7). Josué é exortado a não transigir com a palavra de Deus. Não se desviar nem para direita nem para a esquerda. Isso significa que o filho de Deus não pode negociar com a palavra do Senhor. Nossa resposta é sim, sim ou não, não. Não podemos oferecer uma obediência parcial. Significa também que não podemos obedecer a Deus em algumas áreas de nossa vida e desobedecê-lo em outras. Não adianta, o Senhor não barganha conosco, impõe suas condições, resta-nos apenas responder com obediência.

A terceira condição: falar da palavra de Deus.Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite” (v.8). Josué tinha diante de si um povo carente de liderança e orientação espiritual; competia-lhe, portanto, a missão de ensinar ao povo os santos desígnios do Senhor. Devia pregar, devia falar da vontade de Deus à sua nação para que também não se desviasse da palavra de Deus. O novo líder de Israel precisava saber que sua função era muito mais que militar, devia ser o líder espiritual de um povo teocrático. “Não cesses de falar deste Livro da Lei”, diz o Senhor. Josué devia guiar sua vida pela palavra de Deus e ensinar a nação a fazer o mesmo.

Essa é uma palavra muito importante para nós, o povo de Deus do século XXI.  Em nossos dias muitos são ensinados a querer bênçãos sem obediência, prosperidade sem compromisso, felicidade sem fidelidade e céu sem cruz. Num tempo em que as pessoas têm aprendido a barganhar com Deus, a caçá-lo para obter suas bênçãos, precisamos retornar às Sagradas Escritura e ouvirmos Deus mesmo falando ao nosso coração e nos revelando sua santa vontade. Precisamos examiná-la seriamente a fim de conhecer o Deus que se revela em suas sagradas páginas e aprenderemos que Ele está pronto para nos abençoar, mas impõe condições. Precisamos responder-lhe com fé e completa submissão à sua vontade. É só assim que obteremos o que necessitamos.

Pr. Domingos Machado

Veja Mais

Comentários

Entre em contato ou
siga-nos em nossas redes