Pr. Domingos Machado
28/03/2023
“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.“ (1 Pedro 5:8)
Apesar de todo um trabalho de dedetização de nossa casa, alguns pequenos ratinhos sobreviveram. Escondiam-se tão bem entre os móveis que não conseguíamos detectar sua existência a menos que os surpreendêssemos perambulando pela casa na madrugada. Mas com o passar do tempo eles foram habituando-se à sua perigosa liberdade e, vez ou outra, os víamos arriscando-se em plena luz do dia. O que esses camundongos não sabiam é que estavam dando sopa ao leão, ou melhor, ao pecoléo, esse é o nome carinhoso que meu filho deu ao nosso gato.
Certa manhã, em mais uma de suas arriscadas incursões pelo meio da casa, o ratinho desacautelado foi inesperadamente surpreendido por nosso gato, que o abocanhou sem dó e o devorou sem piedade. Fiquei estarrecido com o infortúnio do rato e confesso que cheguei a sentir pena do coitado. Mas, depois, meditando na cena, cheguei à conclusão de que ele era o único responsável por seu tão trágico fim. E me veio à memória a advertência do apóstolo Pedro: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar” (1 Pd 5:8).
Fico pensando que, como aquele infeliz camundongo, muitos crentes estão dando sopa ao leão. Levam uma vida cristã tão distraída e descuidada que se expõe tolamente às armadilhas e ciladas do diabo. Além de não cuidarem de sua espiritualidade com oração, leitura da palavra e envolvimento com a Igreja, o corpo de Cristo, flertam com o pecado e aventuram-se a perigosas incursões ao reino das trevas. Ninguém brinca com o pecado sem se machucar seriamente. Verdadeiramente estão dando sopa ao leão. Conheci uma pessoa que se dizia cristã e que certa vez me disse: pastor, já adquiri tanta maturidade que aprendi ir ao pecado e não ser fisgado por ele. Imagine o que ocorreu a essa pessoa. Afastou-se de Deus e da igreja e hoje se diz agnóstica. Deu sopa ao leão e foi devorada espiritualmente por ele.
Esteja alerta, meu irmão, vigie, cuide de sua fé, porque o seu inimigo, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. A melhor forma de escaparmos de suas garras é andarmos mais perto do Leão da tribo de Judá, Jesus (Ap 5:5), aquele que põe todas as forças do mal debaixo de seus pés. É obedecendo sua palavra e resistindo às tentações do mal que manteremos o devorador longe de nós, como está escrito: “Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7). Não dê sopa ao leão. Ande mais perto de Jesus.
Pr. Domingos Machado
Veja Mais
Comentários